Aminoacidograma

O aminoacidograma é um moderno exame de análise do conteúdo de aminoácidos circulantes na corrente sanguínea, através do sistema HPLC (de alta resolução e precisão de dosagens). A amostra coletada permite a identificação e mensuração de quarenta e quatro aminoácidos essenciais, não essenciais, ou envolvidos em importantes rotas metabólicas de nosso organismo.

A suplementação dos aminoácidos em falta corrige as carências observadas no exame. Em caso de excesso de algum aminoácido, a correção pode se dar pela supressão do aminoácido em questão, via fonte alimentar, ou pela utilização de outro aminoácido antagonista, competindo pelo mesmo sítio de absorção.

Vários laboratórios, em diversos países, realizam a dosagem de aminoácidos pelo aminoacidograma.

Para a realização do aminoacidograma, a partir da urina de 24 horas, a dieta alimentar deve ser mantida sem alterações. Suplementos nutricionais devem ser interrompidos desde quatro dias antes da coleta.

Devido à possibilidade de interferência das medicações na análise, medicamentos não essenciais devem ser interrompidos quarenta e oito horas antes do início da coleta. Se for utilizada medicação essencial, o paciente deve indicar o nome da medicação e quais as dosagens administradas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.